Nossa História

Efetividade e relevância para o aprimoramento da Administração Pública no país

O projeto do Mestrado Profissional em Administração Pública – PROFIAP teve seus primeiros estudos em 2009, durante o desenvolvimento do Programa Nacional de Formação em Administração Pública - PNAP, que vislumbrava a educação continuada nos níveis de graduação, especialização e mestrado na modalidade EaD. Na época a viabilidade para o desenvolvimento do curso no âmbito do PNAP foi rejeitada sendo implantado o programa apenas nos níveis de graduação e especialização.

Em 2012 o projeto do curso de mestrado ganhou fôlego, motivado pela necessidade de formação especializada em gestão pública no nível stricto sensu, voltada aos servidores públicos, mais especificamente no âmbito das universidades federais.

Promovido pela Andifes e apoiado pela CAPES o Projeto do Curso foi desenvolvido pelos Professores Dario de Oliveira Lima-Filho (UFMS), Eliane Moreira Sá de Souza (UFG), Marcos Tanure Sanabio (UFJF) e Teresa Cristina Janes Carneiro (UFES), objetivando possibilitar a formação de gestores públicos para todas as esferas governamentais, voltados a funcionários públicos já em atuação em órgãos públicos ou do terceiro setor, ou pessoas que buscam atuação no exercício da função pública.

Em 2013 o Projeto do Curso de Mestrado Profissional em Administração Pública foi recomendado pela CAPES para oferta em rede nacional, iniciando com 9 Universidades Associadas: UFAL, UFCG, UFG, UFGD, UFMS, UFS, UFV, UNIFAL e UNIR.

As atividades do Curso tiveram início em 2014, com a formação do Comitê Gestor e Comissão Acadêmica da Rede. Em Agosto/2014 foi realizado o processo seletivo da primeira turma, totalizando 212 alunos aprovados e em outubro do mesmo ano, a primeira aula Magna do PROFIAP em cada uma das universidades associadas, iniciando assim a trajetória de efetividade e relevância do PROFIAP para o aprimoramento da Administração Pública no país.

A partir do início das atividades, as definições de diretrizes básicas de gestão e aprimoramento do Curso têm sido feitas de forma coletiva e colaborativa, contando com o envolvimento das Universidades Associadas e com a experiência e dedicação de seus coordenadores de curso e corpo docente, propiciando o compartilhamento de vivências e permitindo assim, o constante refinamento e consolidação dos objetivos do Curso.

O PROFIAP na UFG

Um Mestrado de sucesso

O Mestrado Profissional em Administração Pública – PROFIAP/UFG, é ofertado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás, regional Goiânia, em formato semipresencial, conduzindo ao título de Mestre em Administração Pública.

O curso destina-se a formar profissionais com nítido entendimento do papel do Estado no Brasil e do exercício da cidadania, preocupados com as questões éticas, sociais e ambientais que subsidiarão o exercício da gestão pública e a formulação de políticas públicas que impactam a sociedade. Neste contexto, este profissional reunirá as condições cientificas e técnicas para promover o aprimoramento da administração pública.

Tem como objetivos:

  • capacitar profissionais para o exercício da prática administrativa avançada nas organizações públicas;
  • contribuir para aumentar a produtividade e a efetividade das organizações públicas e,
  • disponibilizar instrumentos, modelos e metodologias que sirvam de referência para a melhoria da gestão pública.

A admissão de discentes ao PROFIAP/UFG é feita por processo seletivo nacional coordenado pela rede PROFIAP.

Estrutura Curricular

O Curso prevê 600h de atividades didáticas, distribuídas em:

  • Disciplinas obrigatórias (360 horas);
  • Disciplinas eletivas (120 horas);
  • Pesquisa voltada ao desenvolvimento da dissertação (120 horas).

ler mais

Trabalho Final

Constitui-se em uma dissertação relacionada à pesquisa aplicável à gestão no setor público, com proposta de Intervenção, inovação ou recomendação, buscando melhorias e efetividade na administração pública.

ler mais

Horário das aulas

O Curso é presencial, com 80% da carga horária ofertada presencialmente, totalizando 16 horas semanais ofertadas nos períodos:

  • Quinta-feira – matutino e/ou vespertino
  • Sexta-feira – matutino e/ou vespertino
  • Sábado – matutino

⁠⁠⁠⁠

Coordenação do Curso

Coordenadora:
Profª. Drª. Eliane Moreira Sá de Souza
Secretária Acadêmica:
Adm. Regina Maria da Silva