BENEFÍCIOS E DESAFIOS DA AUDITORIA BASEADA EM RISCOS – PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO

Guilherme Caetano de Brito

Daiana Paula Pimenta

A administração pública brasileira passou por várias reformas com objetivo de modernização da gestão. A mais recente reforma, denominada Reforma Gerencial, inovou ao instituir elementos voltados para a busca pela eficiência, a gestão por resultados e a descentralização das atividades. Como consequência, o controle interno deixou de focar no formalismo dos atos e direcionou suas atividades, de forma descentralizada por meio das unidades de auditoria interna, para a avaliação do alcance dos objetivos e da gestão de riscos das organizações públicas. A realização de auditorias sob a ótica do risco é um tema ainda novo no setor público e foi regulamentado somente no ano de 2015. No âmbito do Ministério da Educação há instituições federais de ensino superior (IFES) que adotam a metodologia de Auditoria Baseada em Riscos (ABR) há alguns anos, entretanto, não há estudos sobre os impactos resultantes da adoção da metodologia ou, ainda, sobre a melhor forma de desenvolver o processo de implantação. O objetivo deste trabalho é identificar os benefícios e desafios na implantação da ABR nas IFES e então propor um plano de ação para implantação da ABR no Instituto Federal Goiano (IF Goiano). Os dados foram obtidos por meio de questionário aplicado a auditores internos das IFES e, em seguida, tratados estatisticamente com a utilização da técnica de análise fatorial para extrair fatores que representem grupos de benefícios e desafios na implantação da ABR. Foram extraídos dois fatores que representam benefícios e três fatores que representam desafios na implantação da ABR, com destaque para o desafio da existência de estrutura de gestão de riscos inadequada na organização. Por fim, foi proposto um plano de ação para implantação da ABR no IF Goiano contendo ações para superar os desafios identificados anteriormente.