GESTÃO POR PROCESSOS E GESPÚBLICA: ABORDAGENS PARA A GESTÃO DE UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NA UFG

Gustavo Henrique Pessoa Chaves

Eliane Moreira Sá de Souza

Este trabalho trata da Gestão por Processos e do Gespública aplicados à gestão administrativa do Programa de Pós-Graduação em Física (PPG-FIS) da Universidade Federal de Goiás (UFG). É feita uma revisão bibliográfica acerca da Gestão por Processos, da Gestão Universitária e do Gespública. São modelados, analisados e redesenhados processos interdepartamentais selecionados do PPG-FIS. São descritas aplicações do Gespública para o PPG-FIS, bem como reunidos subsídios para a proposta de uma Carta de Serviços ao Cidadão. Conclui-se que a Gestão por Processos e o Gespública podem conjuntamente contribuir para a gestão administrativa na economia de recursos, diminuição do retrabalho, planejamento estratégico e gestão por resultados.