Projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes do Profiap-UFG

Prof. Dr. Bruno Garcia de Oliveira

Estratégia e Sustentabilidade: um estudo sobre determinantes para economia circular em países em desenvolvimento

Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar barreiras e facilitadores para o avanço da economia circular num contexto de país em desenvolvimento. A economia circular tornou-se aspecto relevante entre diferentes grupos de interesse como alternativa ao modelo linear de desenvolvimento econômico. Os estudos internacionais se avolumam sobre seus direcionadores e dificultadores em diversos contextos específicos. Ao abordar este tema no Brasil, este projeto se justifica como forma de compreender como países em desenvolvimento podem caminhar em direção a modelos que reduzam o consumo de matérias-primas, prologue o ciclo de vida de produtos e repense modelos de negócios existentes.

Profa. Dra. Cynara Mendonça Moreira Tinoco

Implantação de lean healthcare com vias a saúde 4.0

Descrição: Existem vários estudos com o objetivo de propor melhorias na gestão dos hospitais, entretanto, a problemática é discutida no âmbito da gestão hospitalar sem considerar a segurança do paciente. O projeto tem o propósito de pesquisar a interação entre implantação de Lean Healthcare e a Saúde 4.0 na gestão do hospital de modo a gerar melhorias na operação do hospital considerando a segurança do paciente. A partir de dados provindos de pesquisa empírica, e da literatura, o projeto aplicará a metodologia desenvolvida por Tinoco et al. (2023) para a implantação de prontuário eletrônico que se adapte a determinadas realidades locais com o objetivo de atingir o conceito de Saúde 4.0, com consequente melhoria na gestão hospitalar. A execução do projeto será baseada em revisão bibliográfica do estado da arte, bem como da implantação da metodologia em hospital para atualização da metodologia de apoio de implantação de Lean Healthcare Six Sigma complementado pelo conceito da Saúde 4.0. Necessidades de adaptações à cultura empresarial local e ao tipo de gestão hospitalar; Conflito com estratégia da organização, bem como da parte ética para implantação. O estudo pretende ser original quanto a identificação e o mapeamento de lacunas na implantação de Lean Healthcare, bem como a observação de outras metodologias encontradas na literatura referente a operação hospitalar, considerando as áreas de suporte e subcampos hospitalares, e a aplicação da ferramenta Six Sigma. Esses fatores têm como objetivo gerar sustentabilidade do projeto nos locais a serem implementados, considerando a Saúde 4.0 e a Inteligência Emocional para conscientização das equipes de trabalho. Pretende-se fortalecer a metodologia utilizada como apoio, além de propiciar a implantação de prontuário eletrônico com procedimentos padronizados que considerem a segurança do paciente e a cadeia de valor, incluindo desafios como gerenciamento de dados e segurança de informações sensíveis do paciente contidas no prontuário.

Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho frente à ISO 45001

Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre a norma ISO 45001 e a norma ISO 31000, buscando estabelecer uma abordagem holística de gerenciamento de riscos em Segurança e Saúde no Trabalho (SST). A problemática reside na necessidade de aprimorar a gestão de riscos ocupacionais, promover a conformidade com as normas regulamentadoras e contribuir para o desenvolvimento sustentável. A metodologia adotada consiste em uma revisão sistemática das normas ISO 45001 e ISO 31000, explorando seus princípios, diretrizes e aplicação na gestão de riscos ocupacionais. Será realizada uma análise comparativa entre as Normas Regulamentadoras brasileiras e as Internacionais (ACGIH e ISO 45001), identificando lacunas e oportunidades de melhoria. Além disso, será conduzida uma pesquisa de campo para avaliar o impacto da implementação das medidas nas organizações, verificando melhorias na gestão de SST. Os resultados esperados incluem uma maior compreensão da interação entre a ISO 45001 e ISO 31000, com identificação de lacunas nas normas regulamentadoras brasileiras e recomendações para aprimorar a gestão de SST. Também serão destacados os benefícios da implementação da ISO 45001, como a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, além da promoção do trabalho alinhado aos ODS 6, 8, e 11 da Agenda 2030. E se busca estabelecer uma estratégia bem sucedida de avaliação da exposição para uma organização depende de uma abordagem que inclua a identificação e o envolvimento de várias partes interessadas - especialmente aquelas associadas aos esforços de saúde ocupacional da organização, estabelecendo metas e desenvolvendo um programa documentado de avaliação da exposição.

Prof. Dr. Eliseu Vieira Machado Júnior

Mapa Estratégico da Educação Superior fundamentado em um Sistema de Gestão Integrado: uma proposta metodológica para a operacionalização do PDI 

Descrição: O Mapa Estratégico da Educação Superior é a denominação de um sistema de gestão integrado para a administração de Instituições de Educação Superior (IES). Foi modelado para a operacionalização do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de IES brasileiras. A metodologia MEES se constitui em uma inovação científica e tecnológica à administração de Instituições de Educação Superior (IES). A inovação científica integra os seguintes elementos: sua concepção, arquitetura, configuração do mapa estratégico da educação superior e plano de implementação. A inovação tecnológica o site/software de suporte denominado Sistema Informacional de Gestão Integrada do Mapa Estratégico da Educação Superior (SIGMEES). O sistema de gestão integrado ora proposto tem a denominação da representação visual da sua arquitetura com o propósito de criar a consciência estratégica. Sob este prisma a ferramenta MEES é tão importante quanto a totalidade dos elementos que constituem o sistema de gestão integrado. O projeto Mapa Estratégico da Educação Superior (MEES) fundamentado em um sistema de gestão integrado: uma proposta metodológica para a operacionalização do PDI, foi aprovado pelo edital Pró-Administração nº 09/2008 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível superior (CAPES), órgão vinculado ao Ministério da Educação cf. Publicação do Diário Oficial da União (DOU/Brasil) de 07/07/2009, seção 3, pág. 26. O MEES busca, de forma dual e complementar, integrar a missão institucional aos desejos e necessidades da comunidade acadêmica e da sociedade. Sob este prisma as Instituições de Educação Superior (IES) são sistemas organizacionais que se constituem da inteligência racional (planos e metas) e três inteligências que integram a dimensão humana (emocional, motivacional (atitudes reativas ou proativas) e inteligência cognitiva). O PDI sob os pressupostos teóricos da abordagem quântica é concebido como um sistema, composto de dois subsistemas duais e complementares. - O subsistema de medição do desempenho agrega a inteligência racional do sistema (planos, objetivos, indicadores, metas tangíveis e iniciativas). - O subsistema de observação dos padrões comportamentais integra, de forma complementar, as inteligências emocional, cognitiva e motivacional emoções, conhecimento e atitudes proativas e reativas, respectivamente. O SIGMEES é um site/software - plataforma web de suporte denominado Sistema Informacional de Gestão do Mapa Estratégico da Educação Superior. O SIGMEES integra os seguintes componentes: formulário eletrônico, manual de ajuda e relatórios parciais e gerais do Plano de Desenvolvimento Institucional e do Plano de Desenvolvimento da(s) Unidade(s) - PDI/PDUs. O manual autoexplicativo disponibiliza ao usuário orientações sobre todas as fases, etapas e atividades que constituem o SIGMEES, bem como um glossário de termos e informações sobre a legislação da educação.

Prof. Dr. John Edward Neira Vilhena

Estudos relativos à eficiência energética em prédios públicos: ações para melhorias contínuas

Descrição: De acordo com o Ministério de Minas e Energia, existem várias oportunidades de melhorar a eficiência energética de prédios públicos, seja otimizando o isolamento térmico, melhorando a iluminação e/ou climatização dos ambientes, ou mesmo modificando a cultura da população local. Tudo isso provoca impacto positivo no aspecto econômico e financeiro, bem como ajuda a atingir metas sustentáveis estabelecidas. Desta forma, modificar a cultura consumista das pessoas é uma tarefa necessária, porém não fácil. Nesse sentido, o comportamento individual e coletivo são cruciais para a promoção da eficiência energética em um ambiente. Diante dos fatos apresentados, esse projeto de extensão objetiva mapear oportunidades de redução do consumo de energia elétrica no prédio do novo campus da Faculdade de Ciências e Tecnologia, através de métodos e ferramentas vistas da bibliografia, bem como em normas estabelecidas pelo poder público, possibilitando a criação de uma cultura de eficiência em toda a comunidade da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UFG. Como atividade externa à FCT, pretende-se interagir com outros prédios públicos do estado de Goiás, no sentido de verificar como este assunto é tratado nestes locais e divulgar os resultados alcançados na FCT, através de palestras e/ou workshops.

Prof. Dr. Júlio Cesar Valandro Soares

Laboratório de Políticas Publicas - Profiap - Tribunal de Contas do Estado de Goiás

Descrição: Nesse convênio firmado entre a UFG e o TCE Goiás define-se como pesquisa central o desenvolvimento de um laboratório de Políticas Públicas (LabPP). Objetiva-se com a criação do LabPP desenvolver pesquisas centradas na melhoria da administração pública. Suas iniciativas principais associam-se a discussão, balanço, monitoramento e formulação de estratégias que fortaleçam o espaço público como esfera de realização efetiva dos direitos do cidadão. Quando se discute a importância de realizar pesquisas com a temática de Políticas Públicas, investiga-se as necessidades, desenvolvimento e controle das Políticas Públicas no país. Inspiradas em PP já existentes ou originadas em novas demandas. Tais aspectos podem ser culturais ou comportamentais. Há casos exitosos de laboratórios criados na Europa, como por exemplo o BIT (The Behavioural Insights Team) que provocou sensíveis mudanças nos padrões de gestão de PP nos EUA e Reino Unido. Iniciativas como essa não são casos isolados e geram aplicações e percepções comportamentais para informar políticas, melhorar os serviços públicos e entregar resultados para os cidadãos e a sociedade. São casos de  sucesso em uma série de áreas políticas , desde saúde até ajuda humanitária, crescimento econômico até os primeiros anos, capital social até consumidores. Trabalham intervenções bem-sucedidas, compartilhando lições e apoiando uma adoção mais ampla e disseminação do que funciona.

Prof. Dr. Luan Vinicius Bernadelli

Ensaios sobre a economia da saúde

Descrição: O objetivo deste projeto é desenvolver uma série de estudos sobre economia da saúde no Brasil, investigando os impactos econômicos de problemas de saúde, assim como explorar questões relacionadas ao financiamento da saúde pública. Serão analisadas questões relacionadas à saúde no trabalho, importância da atividade física, impacto da tecnologia e inovação, saúde e desenvolvimento econômico, processo de envelhecimento humano na economia, doenças crônicas dentre outras questões relacionadas à economia da saúde. Espera-se com a execução deste projeto gerar estudos que permitam uma compreensão abrangente da economia da saúde, baseada em evidências, para a formulação de políticas públicas mais eficazes, contribuindo para a sustentabilidade e melhoria do sistema de saúde e da avaliação de saúde dos brasileiros.

Os efeitos do Fundo de Participação Municipal sobre as receitas e despesas dos municípios

Descrição: Os gastos públicos podem ser considerados o principal meio de atuação do governo. É o mecanismo utilizado para criar as prioridades no que se refere à prestação dos serviços públicos e dos investimentos a serem realizados (RIANI, 2017). Os gastos governamentais têm aumentado de forma significativa nas últimas décadas na maioria dos países do mundo. Em especial, destaca-se o Brasil, em que elevado aumento foi verificado, passando de 22,60% em 1980, para 38,90 em 2013, um aumento de 16,30 pontos percentuais em relação ao PIB (RIANI, 2017). Dado a natureza federativa do Estado no Brasil, faz-se necessário distribuir os impostos arrecadados a nível federal para as esferas estaduais e municipais. Na esfera municipal, observou-se nas últimas décadas um aumento substancial na quantidade de novos municípios, em que, em 1980, existiam 3.991 municípios, passando para 5.507 em 2000, ou seja, houve um acréscimo de 1.516 novos municípios nesse período em todo o país. Um dos motivos para o aumento dos pequenos municípios nas últimas décadas é o grande incentivo gerado por meio de repasses governamentais, principalmente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) (RODRIGUES et al., 2019). Os municípios menos populosos são favorecidos no recebimento do FPM per capita em relação aos mais populosos e, em geral, tornam-se dependentes de transferências intragovernamentais (RODRIGUES et al., 2019; FAVATO; TOLEDO, 2017). O projeto busca analisar o efeito do Fundo de Participação Municipal sobre a arrecadação dos municípios no Brasil. Para alcançar este objetivo, pretende-se utilizar um modelo de Regressão com Dados em Painel para todos os municípios no Brasil entre o período de 2013 a 2019.

Os determinantes da evasão universitária 

Descrição: A alta evasão é um dos problemas característicos observados nos cursos de Ensino Superior. Trata-se de uma realidade presente em todas áreas do conhecimento e particularmente presente em alguns cursos de graduação. A decisão de abandonar um curso de Ensino Superior em uma Universidade Pública pode gerar problemas no âmbito público como a elevação do gasto por aluno dentro da Universidade, assim como no âmbito privado, reduzindo o salário futuro médio do aluno evadido. Nesse contexto, este projeto tem como objetivo analisar quais variáveis influenciam na decisão do aluno de evadir do ensino superior universitário na Universidade Federal de Goiás. Com essas informações, este projeto também irá propor ações a fim de reduzir o número de evasão dos discentes do curso de Administração da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas - Câmpus Goiás. Para atingir este objetivo, serão utilizados os microdados do Censo da Educação Superior, do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Além disso, serão utilizados dados disponibilizados pela própria UFG. Os resultados obtidos poderão ser analisados de forma contínua no curso, de modo a se avaliar a efetividade das intervenções propostas.

Prof. Dr. Maico Roris Severino

Gestão da Cadeia de Custódia na Criminalística - processos, colaborações e desempenho

Descrição: Este projeto tem como objetivo aperfeiçoar a gestão da cadeia de custódia na criminalística. Para tanto, por meio da revisão da literatura, pesquisa documental e estudos de benchmarking será desenvolvido uma proposta genérica de processos, colaborações e desempenho desta cadeia, e será feito a análise do caso da cadeia de custódia do estado de Goiás.

Profa. Dra. Maria Carolina Carvalho Mota

Observatório Regional de Políticas de Combate às violências de Gênero

Descrição: O presente projeto de pesquisa tem por objetivo a construção do Observatório Regional de Políticas de Combate às violências de Gênero no Campus Goiás com o propósito de realizar a popularização científica de um tema tão presente na sociedade e de defesa dos direitos humanos. A produção do conhecimento através da organização dos dados sobre a temática tem o condão de fazer com que o conhecimento científico possa ser disseminado, compreendido e utilizado, se constituindo como produtor de informações e significado para a sociedade.

Desigualdade e Justiça: Políticas Públicas, Fiscalidade e Minorias

Descrição: estudos interdisciplinares entre o Direito, as Teorias da Justiça e as Políticas Públicas a fim de compreender o contexto que envolve as desigualdades econômicas e sociais, bem como, as capacidades estatais de efetivar direitos consagrados constitucionalmente em prol das minorias. Para tanto, lança mão da metodologia dos estudos de institucionalismo que tem por propósito explorar a ação e a influência das instituições formais e informais na explicação da vida em sociedade.

Prof. Dr. Murilo Chaves Vilarinho

Estudos sociais, políticos, jurídicos e filosóficos em Administração Pública: Ética, Democracia e Estado Democrático de Direito, elementos necessários para se pensar a res publica

Descrição: Este projeto de pesquisa busca propor a construção de um debate que facilite entendimentos sobre a ética como aspecto de ancoragem do Estado Moderno, o qual, na contemporaneidade, apresenta-se como o ator principal da gestão e da Administração Pública. Democracia e Estado de Democrático de Direito são salvaguardados, em face da boa gestão pública, que considera a cidadania e a moral como pilares que conduzem à verdadeira res publica. Assim sendo, em termos metodológicos, este estudo pauta-se por pesquisa bibliográfica e documental, embora outros instrumentos e abordagens possam ser acionados, conforme necessidade. Como resultados esperados, almeja-se tecer reflexões científicas que afiancem a importância de estudos sociais, políticos, jurídicos e filosóficos sobre a ética na Administração Pública, assunto cada vez mais necessário em termos de debate no universo acadêmico e profissional. Espera-se também produzir artigos, realizar orientações por meio da temática do projeto entre outros aspectos, para que a temática se torne objeto de investigação em nível de pós-graduação.

Prof. Dr. Paulo Henrique Cirino

Pesquisa, Desenvolvimento e Implementação do Sistema de Mapeamento, Monitoramento e Avaliação em Educação na Saúde (SIMAPES)

Descrição: Este projeto tem por objetivo investigar a relação entre a oferta de cursos de graduação na área da saúde, cursos técnicos e a estrutura de serviços de saúde no que se refere às condições de oferecer campo de prática suficiente e de qualidade. Para isso, definiu-se como método o processo de Pesquisa-Ação convencionada como processo cíclico em que se aprimora a prática pela oscilação sistemática e contínua entre a ação no campo da prática e a investigação acerca da própria prática.

Prof. Dr. Solon Bevilacqua

Economia Compartilhada: aspectos determinantes e percepção de riscos

Descrição: A economia colaborativa ou compartilhada reúne um amplo sistema de trocas, empréstimos, aluguel e consumo compartilhado, representados por modelos de negócios diversos como compartilhamento de automóveis, jardins, bibliotecas, brinquedos, tais como, Uber, WillGo, Cabify, Lyft, Local Motion, Zimride, Spride, Getaround, Sidecar, entre outros. Este cenário simplificado tornou-se complexo frente aos desafios contemporâneos, pois direciona atenção para fatores como austeridade, consumismo, desperdício, poluição, relações trabalhistas e consumismo, além de aplicativos inserido no contexto das redes sociais. A partir dessa ótica, nosso estudo objetiva identificar os atributos e riscos relacionados às economia solidária e compartilhada no estado de Goiás. Investigar-se-á a economia solidária e compartilhada, sob o foco de compartilhamento de veículos, imóveis, caronas e outros aspectos, a partir de experimentos e amostra não pareada. A técnica de análise de dados prevê análise de discurso e técnicas paramétricas e não paramétricas para a fase de experimentação. A contribuição do estudo reside na questão de essa ideia de solidariedade e compartilhamento nas trocas de consumo, devem receber incremento, em virtude de aspectos de sustentabilidade.

 

Fonte: Dados extraídos da Plataforma Lattes. Para conhecer [todos] os Projetos de Pesquisa, bem como os de Extensão, os de Ensino, acessar o Lattes dos docentes do Programa.

* Aqui estão dispostas informações, apenas, de alguns docentes permanentes do Programa.