aula inaugural 2024

Aula Inaugural 2024

Boas vindas institucionais à turma PROFIAP 2024-1, com aula inaugural ministrada pelo Professor Dr. Eliomar Araújo de Lima, no TCE-GO.

O professor Dr. Eliomar Araújo de Lima, diretor do Instituto de Informática da UFG, foi o preletor da aula inaugural do Profiap UFG à turma 2024-1, ocorrida no dia 21 de março/24, na sede do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), com o tema "Contribuições da tecnologia para a administração pública".

Destacando o esforço da administração pública nos últimos anos para a implementação de tecnologias digitais, Eliomar explicou que a tecnologia deve ser utilizada para satisfazer as necessidades do cidadão e agregar valor para a administração, em atendimento aos princípios constitucionais, propiciando também a segurança, transparência e rastreabilidade das informações públicas.

A recepção aos novos alunos contaram com diversas atividades durante todo o dia na Sala Selva Cavalcanti, na sede do TCE-GO. O professor Rodrigo Bombonati e Regina Maria da Silva, respectivamente, coordenador e secretária do Profiap-UFG, fizeram apresentação do Programa de Mestrado, e em seguida os docentes do curso se apresentaram.

A coordenadora da Escola Superior de Controle Externo (Escoex) Aélson Nascimento, do TCE-GO, Jaqueline Nascimento, afirmou que o convênio com a UFG é uma oportunidade de troca de informações, experiências e conhecimento. Ela observou que além da participação de colegas de diferentes áreas do próprio Tribunal, o Mestrado propicia o intercâmbio com profissionais de outros órgãos públicos.

O Pró-reitor de pós-graduação, professor Felipe Terra Martins, falando em nome da UFG, destacou a missão da Universidade, que é produzir conhecimento para promover soluções para a sociedade. Ele explicou que o mestrado profissional tem o mesmo rigor científico e o mesmo corpo docente que o acadêmico e citou como vantagem o impacto imediato que aquele traz para a sociedade.

Também usou da palavra o diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UFG, professor Júlio Cesar Valandro Soares, exaltando o convênio com o TCE-GO na realização do mestrado. “A UFG não se limita unicamente à sala de aula e, em especial nos últimos anos, tem participado de várias frentes de atuação junto a sociedade, a exemplo dessa parceria com o Tribunal”, disse.

Por fim, o professor Bruno Garcia de Oliveira, do Profiap, falou de sua experiência acadêmica internacional, em uma pesquisa que realizou na Finlândia. Ele apontou como destaques seu enriquecimento cultural, desenvolvimento profissional e a possibilidade de colaboração. “A internacionalização acadêmica propicia conhecer a cultura dos outros povos e principalmente de valorizar nossa própria cultura”, concluiu.