Imagem da visita técnica ao armazém de produtos apreendidos da Receita Federal

Parceria entre FCT e Receita Federal

A Faculdade de Ciências e Tecnologia leva alunos para conhecerem o Armazém de Mercadorias Apreendidas da Receita Federal em Aparecida de Goiânia

No dia 18 de abril, alunos do curso de Engenharia de Produção, acompanhados pelo Professor Solon Bevilacqua, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UFG visitaram o Armazém de Mercadorias Apreendidas da Receita Federal em Aparecida de Goiânia. Na ocasião, foram recebidos pelo Delegado da Receita Federal do Brasil em Goiânia, Dr. Djalma Alencar Lustosa Sobrinho, pelo auditor fiscal Guilherme Renovato Martins e pelo Analista Tributário Marcelo Martins Bernardes. Os colegas da Receita Federal, explicaram o funcionamento da gestão de estoques dos itens apreendidos em contrabando e descaminho e, logo a seguir, reforçaram a importância da parceria entre a Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT/UFG e a Receita Federal no desenvolvimento de uma ferramenta baseada em Visão Computacional para suporte nas operações da Receita Federal.
Quando pronta, essa solução irá possibilitar que as mercadorias sejam registradas no inventário da Receita Federal, conferindo ganho de tempo e agilidade nas destinações (destruição, doação e leilão). Esse trabalho está sendo desenvolvido em conjunto com a Universidade Federal de Santa Maria, sob coordenação dos professores Anselmo Cukla e Fernando Gamarra. Na ponta de desenvolvimento do sistema, os professores da UFSM contam com alunos oriundos dos cursos de Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Inteligência Artificial e Engenharia Mecânica.